Entrevista a Vera Gouveia Barros

04-07-2018 13:47

A investigadora em turismo oferece uma visão simples e directa sobre o aumento do turismo na cidade de Lisboa nos últimos anos, embora sem esquecer o desenvolvimento noutras regiões de Portugal, nomedamente o Algarve. Vera Gouveia Barros garante que o trabalho realizado pelas autoridades está a ser muito bom, mas ainda é preciso dotar a cidade de mais meios para acolher novos turistas.

 

"Lisboa é um destino seguro, além de compreender as novas tendências"

 

Que factores contribuíram para o aumento do turismo em Lisboa?

Existem uma combinação de factores, mas o produto que a capital oferece não concorre com o dos países afectados pela Primavera Árabe porque o turismo nesses sítios não era citadino. Houve uma estratégia de promoção nas novas plataformas digitais. Lisboa é um destino seguro, além de compreender as novas tendências. As pessoas têm vontade de regressar e de recomendar à família e aos amigos.

Que tipo de produtos a cidade pode proporcionar aos turistas?

Lisboa tem capacidade para oferecer um grande produto cultural, que consegue conquistar os mais jovens. O clima e a gastronomia também ajudam à chegada de mais visitantes.

Qual é o retrato do turista lisboeta?

Os visitantes são normalmente casais de meia-idade, que gostam de efectuar circuitos e descrevem a cidade como cosmopolita e com bastante história, sendo que, o maior fluxo anual acontece entre Maio e Setembro.

O que será necessário melhorar para atrair mais pessoas?

A oferta ainda não consegue corresponder à procura dos últimos anos, nomeadamente no sector dos transportes.

O desenvolvimento do sector no país continua a depender de poucas regiões?

No turismo também existe uma excessiva concentração em determinados polos. Anteriormente as regiões com mais fluxo turístico eram a Madeira, Lisboa e o Algarve, que se desenvolveu bastante depois da abertura do aeroporto de Faro. Neste momento, o Norte do país conseguiu ganhar alguma relevância.

Como qualifica a estratégia nacional para o desenvolvimento do sector?

Não faz sentido cada região se isolar, embora seja necessário um plano de desenvolvimento individual. Seria importante criar uma complementaridade que traga mais riqueza ao produto. As comunicações e os transportes possibilitam que um turista esteja dois dias em Lisboa e uma tarde no Alentejo.

Qual é a razão do sucesso do turismo no Sul do país?

O Algarve sempre teve uma importância histórica no sector. Na fase inicial, com o produto que apresentava tinha um problema de sazonalidade grande com demasiada concentração, mas conseguiu efectuar um trabalho de diversificação.