Entrevista a Maria Ana Marques

04-11-2016 14:35

A fundadora do projecto "Behind the Scenes", Maria Ana Marques, explica ao OLHAR DIREITO como nasceu um projecto vocacionado para as entrevistas, mas com bastante qualidade na produção de fotografias e vídeo. Maria Ana Marques faz parte de uma equipa composta pelo fotógrafo Pedro Lucas e pelo Filmmaker Nuno Miguel, que tentam divulgar os projectos construídos por jovens com bastante valor em Portugal nas diversas áreas. Na longa conversa descobrimos que tem um desejo muito especial. 

 

"Adorava entrevistar o José Mourinho"

 

Qual é o objectivo do projecto?

Pretendo dar a conhecer o que está a ser feito de interessante em Portugal com pessoas que gostam de arriscar. Neste momento temos uma área de produção com vídeos e fotografias.

Quem costumas entrevistar?

Começámos por entrevistar amigos de pessoas conhecidas, mas já falámos com desportistas e empreendedores. Gostávamos de explorar as áreas do design e arquitectura. Também realizamos reportagens, dependendo do projecto que estiver em causa. Nesta fase está disponível apenas na versão online, embora tenhamos vontade de criar um catálogo no médio prazo.

Como nasceu o gosto pelas entrevistas?

As entrevistas dão-nos visibilidade e motivação porque todos os dias conhecemos pessoas novas. Em termos profissionais e pessoais conseguimos delinear outros projectos. Os leitores também gostam de explorar o conteúdo das entrevistas.

Qual é o vosso público-alvo?

Gostávamos de chegar ao maior número de pessoas, mas nem todos são o nosso público-alvo. Sabemos o que as pessoas gostam de ler. A visibilidade vai permitir conquistar mais objectivos.

Como divulgas o projecto?

Temos de estar presentes nas redes sociais para conquistar mais público devido à rapidez com que se chega a uma marca, embora seja um campo limitado, já que, o Facebook é apenas uma ponte para ter mais leitores no Website.

O que gostas mais de explorar nas entrevistas?

O lado pessoal do entrevistado para perceber o que está por detrás do projecto. É um interesse pouco explorado, que também está relacionado com um desejo pessoal.

O que te fascina mais?

Conhecer as pessoas e verificar o entusiasmo com o trabalho final.

E o que gostas menos?

Quando as pessoas estão pré-formatadas para aquilo que vão dizer.

Como te preparas para as entrevistas?

Costumam ser dez perguntas, sendo que, oito são iguais para todos os entrevistados. Realizo pesquisa sobre a pessoa, mas isso terminou com a novidade com que encaro os projectos das pessoas.

Qual a entrevista que te marcou mais?

Houve uma entrevista de um rapaz com 20 anos com uma Startup que me surpreendeu bastante. Os sonhos e desafios dele tinham de estar presentes para o projecto funcionar. As entrevistas também servem para ajudar a concretizar alguns objectivos.

Qual a entrevista que ainda está por fazer?

Adorava entrevistar o José Mourinho.