Entrevista a João Costa

29-11-2017 18:57

O advogado candidata-se à concelhia do PSD em Leiria sob o lema "Cumprir PSD Leiria" prometendo melhorar a comunicação com as pessoas, tendo realçado a necessidade do partido estar mais focado nas preocupações sociais no plano local, mas também a nível nacional. João Costa garante que haverá espaço para a social-democracia depois das eleições internas de 13 de Janeiro de 2018 porque Pedro Santana Lopes e Rui Rio são humanistas.

 

"O PSD sempre foi e será um partido de esquerda"

 

Porque razão decidiste lançar a candidatura?

Um conjunto de militantes perguntaram-me se estaria disposto a avançar para garantir que o partido se mantém na comunidade, embora haja dois factores fundamentais. Em primeiro lugar, o PSD em Leiria vive o pior momento desde a fundação. Em segundo, nos últimos seis anos estive sempre presente a tentar contribuir para resultados positivos.

Quais são as razões do mau momento?

O mau resultado nas autárquicas em 2013 foi mantido nas últimas eleições no dia 1 de Outubro, além de que a direcção do partido afastou a maioria da sua base.

O partido atravessa dificuldades a nível local e nacional?

O cenário no plano local é muito pior do que em termos nacionais, embora haja um desafio comum que passa por comunicar melhor.

Como se resolve o problema no plano local?

As pessoas não conhecem o partido nem as ideias, pelo que, será necessário afirmar as convicções e as propostas em prol da comunidade.

Quais são as principais bandeiras da candidatura?

Cumprir com a ideologia do PSD, com os nossos pares, pelo que, todos os militantes têm de ter um papel no nosso devir enquanto força partidária com o objectivo de compreender, respeitar e ouvir as pessoas.

Significa que se trata de uma candidatura virada para o centro?

O partido nasceu com a ideia de pensar nas pessoas em primeiro lugar, sobretudo naquelas que mais precisam. Procuramos construir e reformar com sensibilidade. O PSD sempre foi e será de esquerda.

Pretendes que seja a posição adoptada pelo novo líder depois das eleições de 13 de Janeiro?

Os dois candidatos são humanistas porque estão centrados nas pessoas, mesmo tendo estilos diferentes.

Quais são os outros problemas dos leirienses?

Os primeiros a precisarem da nossa ajuda são as pessoas que vivem em condições desumanas. O problema terá de ser resolvido no próximo mandato de dois anos. Outra situação diz respeito à poupança que a Câmara Municipal de Leiria está a fazer nas refeições das crianças e adoloscentes.