Entrevista a Adelaide de Sousa

25-01-2016 21:11

 

A actriz portuguesa concedeu uma entrevista ao OLHAR DIREITO sobre a participação na novela Coração D´Ouro. Na conversa ficamos a conhecer como Adelaide de Sousa construiu uma carreira de sucesso, além de ficarmos a saber os passos e técnicas fundamentais para interpretar uma personagem. 

 

"O palco é um lugar seguro para nos atirarmos"

 

Como tem corrido a experiência em Coração D´Ouro?

Tem corrido bem a nível pessoal e nas audiências. A Sofia tem algumas semelhanças comigo. Tem sido uma personagem muito interessante de se conhecer ao longo dos episódios, sendo também a mais estimulante devido às expressões dela.

O que procura encontrar numa personagem?

Tento sempre encontrar os pontos comuns com a personagem. No entanto, é sempre mais interessante interpretar alguém que tem menos a ver connosco. A manutenção do interesse no papel que estamos a realizar só pode ser possível se formos descobrindo aspectos e facetas que sejam diferentes.

A evolução de um actor também passa por dar esse passo?

É importante sair da zona de conforto e interpretar personagens com as quais não nos sentimos confortáveis porque ajuda no crescimento do actor. Não aceito personagens que podem vir a resultar num mau trabalho, em particular aquelas que não cabem nos meus princípios

Consegue separar a ficção da vida real?

A técnica permite-nos ter a capacidade de separarmos as coisas.

Como prepara as personagens?

Há um trabalho base praticamente igual, embora varie se estivermos perante uma novela, filme ou peça de teatro. O conhecimento adquirido é importante para construir a imagem de outra pessoa. O passo seguinte é o funcionamento da personagem através da análise do texto e perceber as motivações daquela pessoa. Posteriormente aparece a questão física para interpretar sentimentos e posturas diferentes. Tem que ser um trabalho estruturado. 

Quais as principais características da ficção nacional?

A variedade devido à existência de muitas telenovelas, séries, além de haver teatro. Trabalhamos muito bem com poucos meios. Todos temos o desejo de fazer mais e melhor.  

São melhores do que as produções brasileiras?

Nós somos muito bons, mas ainda há muito trabalho a fazer. Os actores brasileiros não são superiores. Temos excelentes realizadores, directores de fotografia. Contudo, os brasileiros estão muitos anos à nossa frente, principalmente na parte técnica. Na representação já estamos num registo semelhante aos brasileiros.

Quais as principais características da ficção nacional?

A variedade devido à existência de muitas telenovelas, séries, além do teatro. Trabalhamos muito bem com poucos meios. Temos o desejo de fazer mais e melhor.

Os filmes estrangeiros conseguem captar mais público?

O que determina a popularidade dos filmes estrangeiros relativamente aos nossos é o marketing. Tem de haver mais investimento para as pessoas aderirem aos produtos portugueses.

Ainda sente nervosismo?

Ao fim destes anos de carreira ainda tenho medo, mas o palco é um lugar seguro para nos atirarmos.